(31) 3444-4794 | Secretaria Executiva

exposibram2017@eticaeventos.net.br

NOTÍCIAS

 

Holanda, água e mineração: empresários holandeses vêm apresentar cases e debater soluções para os desafios brasileiros

18.8.2017

 

Grupo participa da maior feira de mineração do setor no Brasil, a Exposibram (18 a 22 de setembro) e visita a região de Bento Rodrigues e Mariana, afetada pelo desastre de 2015

 

Como um país com um quarto do território situado abaixo do nível do mar e sob constante risco de inundações se reinventou para garantir sua existência? Inovadores por natureza, os holandeses desenvolveram um modelo de vida que aproveita a presença da água amplamente, com eficiência e segurança, de modo sustentável e economicamente viável.

 

As soluções e tecnologias da Holanda na gestão e uso desse bem precioso são aplicadas em diversos países graças ao know-how desenvolvido durante anos por meio da intensiva cooperação entre poder público, iniciativa privada e universidades. O país dispõe de 16,5 mil quilômetros de diques e 898 centros de monitoramento de água. O investimento em tecnologia estimulou a economia local, que conta com 1.500 empresas especializadas no uso da água. A Universidade Técnica de Delft tornou-se referência mundial, considerada a número 1 do mundo na área de pesquisa sobre recursos hídricos e suas diversas aplicações, como mineração.


(https://www.tudelft.nl/en/ceg/about-the-faculty/departments/geoscience-engineering/)

 

A atividade de mineração, que hoje se encontra em expansão no Brasil, só é possível com ampla utilização de água no processo que vai da extração, beneficiamento e até por vezes no transporte dos minérios.

 

 

 

 

Klüber Lubrication apresenta novidades para a indústria de mineração na EXPOSIBRAM 2017

3.8.2017

Empresa do Grupo Freudenberg traz como lançamentos duas graxas lubrificantes de alto desempenho e apresenta palestra sobre ‘Eficiência e Inovação por meio da Digitalização’

 

 

Agosto, 2017 - A Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg que desenvolve soluções para lubrificação industrial para vários segmentos de mercado, levará para a EXPOSIBRAM 2017 dois lançamentos exclusivos voltados para o segmento de mineração: as graxas lubrificantes de alto desempenho KLÜBERLUB EM 71-701 SAM e KLÜBERPLEX BE 91-502 SAM. O evento, um dos maiores neste segmento na América Latina, será realizado de 18 a 21 de setembro, no EXPOMINAS, em Belo Horizonte (MG). Além do portfólio de produtos, o estande da empresa também contará com a demonstração de um moinho de bolas em funcionamento com lubrificante especial.

 

Outro destaque fica por conta da apresentação de um conteúdo técnico altamente relevante para este setor. No dia 19 de setembro, às 19h30, na sala 8, o Gerente de Mercado para a Indústria Pesada, Francesco Lanzillotta será o palestrante do tema “Eficiência e Inovação por meio da Digitalização”. O executivo mostrará como a empresa já está preparada e aplicando a inovação para a Indústria 4.0, com as soluções de monitoramento online em Eficiência Energética, equipamentos e processos e a apresentação de um caso de sucesso comprovado na indústria de cimento.

 

Com isso, é possível fazer um trabalho preditivo a partir da coleta dos dados do cliente, em que a soma de histórico e inteligência aplicada resultam em economia de consumo, geração de créditos de carbono e sustentabilidade na operação.

 

De acordo com Lanzillotta, “estar presente em uma feira do porte da EXPOSIBRAM é muito importante, não só pela relevância, mas também pela oportunidade de contato e relacionamento com clientes. Por meio das novidades que trazemos e da solução de monitoramento que será o foco da palestra, podemos atender às principais demandas em termos de redução de custo e aumento de produtividade, críticas nos tempos atuais”, comenta.

  

Solucionando desafios de lubrificação industrial mais específicos

 

A KLÜBERLUB EM 71-701 SAM é uma graxa lubrificante para atrito de deslizamento, altas cargas e altas temperaturas, desenvolvida para atender às necessidades de lubrificação de réguas de selagem de máquinas e sinterização ou de máquinas de queima nas indústrias siderúrgicas e de mineração. É também uma opção para rodas de carros grelha e do resfriador, indicada em aplicações onde altas cargas e temperaturas estão constantemente presentes.

 

Com qualidade comprovada por análises laboratoriais, os benefícios de sua utilização incluem menor consumo em aplicações, alta bombeabilidade e resistência, proteção ao desgaste e maior durabilidade dos componentes.

 

Já a KLÜBERPLEX BE 91-502 SAM foi desenvolvida para atender a uma demanda específica de mercado, com a migração das graxas de lítio tradicionais para produtos de qualidade superior. É destinada a altas pressões e temperaturas, resistente à água e isenta de metais pesados. Sua utilização é ideal para rolamentos e mancais lisos de baixa a média velocidade e com um amplo campo de temperaturas de aplicação, com elevada aderência ao metal e alta resistência à água quente e vapor de água.

 

O desempenho apresentado em condições de elevadas cargas dinâmicas, inclusive a baixas velocidades de rotação, garante alto rendimento, graças à boa capacidade vedante, alta resistência ao arraste ocasionado por água e excelentes valores de estabilidade mecânica.

 

Entre os benefícios, destacam-se a alta resistência à ação da água, a propriedade de proteção anticorrosiva, a alta capacidade de selagem, vedação e proteção antidesgaste e a capacidade de impedir a contaminação da água de refrigeração. O KLÜBERPLEX BE 91-502 SAM pode ser utilizado na indústria siderúrgica, de mineração, papeleira, em acoplamentos, mancais lisos e rolamentos. Sua aplicação pode ser feita por meio de bomba manual, pneumática ou sistemas centralizados, sem risco de obstruções nas tubulações e distribuidores afetados por altas temperaturas.

 

Sobre a Klüber Lubrication

 

A Klüber Lubrication, empresa de origem alemã, presente em mais de 60 países, fornece soluções em lubrificação para assegurar o perfeito funcionamento e a preservação de elementos mecânicos de equipamentos para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos. A empresa fornece graxas e óleos (sintéticos e minerais) para uma ampla gama de indústrias: automotiva, rolamentos, têxtil, siderúrgica, madeira, papel, bioenergia, energia eólica, alimentícia, fabricantes de equipamentos, mineração e cimento.

 

Presente no Brasil há mais de 40 anos, onde lidera o mercado em que atua, a empresa conta com uma equipe de 100 funcionários na unidade fabril em Alphaville (Barueri, SP) e em centros de serviços em diversas regiões; na América do Sul, está presente também na Argentina e no Chile. Seu sistema de gerenciamento de qualidade e meio ambiente é certificado pelas normas ISO 14.001, ISO TS 16.949, ISO 9001 e OHSAS 18.001.

 

 

Sobre o Grupo Freudenberg

 

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 30 mercados e para milhares de aplicações. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa, com 168 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, pró-atividade e ação responsável. Em 2016, o Grupo Freudenberg empregou mais de 48.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 8,6 bilhões. Para obter mais informações, visite www.freudenberg.com.

 

 

 

Entrevista – EXPOSIBRAM: “O eixo temático mais importante desta edição é focado em reputação da indústria mineral”

26.7.2017

 

O diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin, fala sobre as expectativas para a 17ª edição da EXPOSIBRAM e destaca os principais temas da programação do Congresso

 

A EXPOSIBRAM é um evento de grande importância que reúne vários nomes e entidades do setor mineral nacional e internacional. Quais são as suas expectativas para esta edição do evento?

 

A EXPOSIBRAM e o Congresso Brasileiro de Mineração são agendas que o IBRAM vem realizando há quase quatro décadas. São eventos consolidados e situados dentre os maiores do gênero no mundo mineral.

Atraem centenas de expositores de todo mundo, que vêm atrás de boas oportunidades de negócios aqui do Brasil. Da mesma forma, milhares de pessoas atendem ao Congresso de Mineração, que é um espaço tradicional de debate do presente e do futuro da indústria mineral brasileira. Grandes nomes nacionais e internacionais ligados ao setor estarão presentes.

 

Em relação às expectativas, queremos passar uma mensagem positiva da relevância do setor mineral e a sua capacidade de implantação de investimentos vultosos, que têm esses elevada capacidade de transformar as realidades locais, proporcionando a geração de empregos qualificados e de renda e expressiva, sem esquecer que os projetos da mineração empresarial são sempre desenvolvidos dentro de uma ótica moderna de sustentabilidade, com respeito às comunidades locais e sempre se buscando o uso consciente dos ativos ambientais, com a preocupação constante da gestão eficiente de riscos.

 

O evento, por todas as edições anteriores, se consolida como um dos mais importantes encontros internacionais dedicados à mineração e atividades ligadas ao setor. Para este ano, quais os principais destaques da programação?

 

Nesta edição de 2017 estamos apostando em múltiplos temas, alguns em parceria com entidades de referência nos temas. Destacaria:

a) O painel sobre Mineração e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em parceria com o PNUD e a Universidade de Columbia (NY);

b) O painel Barragens de Mineração – evolução da gestão de segurança, em aliança com a Universidade de British Columbia, de Vancouver, Canadá;

c) O painel Emergências e desastres: estratégias para a preparação e resposta voltadas ao setor de mineração, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), da Defesa Civil do Paraná;

d) Um talk-showsobre reputação da indústria mineral, com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais.

Qual o eixo temático mais importante na edição 2017 da EXPOSIBRAM? Por quê?


O carro chefe é focado em reputação da indústria mineral. Será muito importante tratar o assunto durante o nosso congresso.  Refletir sobre a reputação da mineral será fundamental para buscarmos melhoria nos relacionamento com todos os stakeholders da mineração.  Convidaremos experts no tema bem como representantes das mineradoras para discutir o tema reputação do setor mineral.


Um Olhar sobre o Futuro da Mineração é o tema desta 17º edição do Congresso. Qual sua análise para os  próximos anos do setor mineral?


A sociedade precisa conhecer melhor a mineracão, especialmente da sociedade brasileira, e este é nosso maior desafio, ou seja, desmistificar o setor  torná-lo mais conhecido, aproximar a mineração das pessoas em seu dia-a-dia. São poucos os que percebem os minérios estão presentes em suas vidas, do despertar ao adormecer, do nascimento à morte. Um caso curioso é da economia verde, especialmente com o uso de carros elétricos, novas formas de geração de energia, como painéis solares, fotovoltaicos, a nova geração de baterias que vai mover o mundo e gerar poucas emissões de CO2. Poucos se dão conta que este futuro de energia limpa, ao contrário do que se pode pensar, vai demandar mais minérios, a atividade mineral precisará ser intensificada para atender à toda esta demanda e não reduzida.  A mineração é a base de todas as outras indústrias.  Somos a indústria das indústrias.  Sem os insumos da mineração é impossível produzir outros bens de consumo, inclusive a agricultura.


Para além deste ponto, o acesso a novos territórios minerais, o relacionamento com as comunidades, os conflitos no uso de recursos naturais, em suma, a “licença social para operar” está cada dia mais complexa, desafiadora e irá demandar das mineradoras mais criatividade, mais transparência, mais integração com a sociedade.


Pode-se dizer que eventos do porte da EXPOSIBRAM tenha potencial de levantar os ânimos do empresariado?


Sem dúvida alguma podemos afirmar isto. O nosso maior indicador é que o expositor que vem para a EXPOSIBRAM sempre avalia de forma muita positiva o evento e sempre quer voltar para expor na próxima edição.


Como já disse anteriormente, a EXPOSIBRAM é um dos maiores eventos mundiais do mundo da mineração. Assim todos aqueles que atuam na cadeia produtiva da mineração em seus olhos voltados para o evento brasileiro, pois as potencialidades minerais aqui no Brasil são imensas.


O Brasil tem um enorme potencial geológico. Como o país pode se tornar mais atraente para investidores no setor de mineração em todo o mundo? A EXPOSIBRAM pode ajudar neste sentido?


A segurança jurídica é elemento crucial para a atração de investimentos, pois em mineração esses são realizados sempre no longo prazo. Assim, ter a certeza de que as regras do jogo não vão mudar é fundamental. Contudo, ainda temos problemas com o licenciamento ambiental, pois em muitos casos seu timing não acompanha o tempo de implantação dos projetos, os cronogramas são furados e os custos do projeto acabam sendo elevados.


Outro ponto importante é a legislação trabalhista brasileira, uma das mais complexas do mundo e de elevados custos para as empresas. Cito à legislação aplicada à minas subterrâneas, que vem dos anos 1940 e não acompanhou a evolução em termos de segurança e ambiente de trabalho que foi vista nos últimos 70 anos. Uma evolução, rumo à sua desoneração e à flexibilização fariam bem ao país, ia permitir atrair mais investimentos.


A EXPOSIBRAM sempre foi o espaço de discussão de tais desafios. A classe política e empresários se encontram no evento e debatem de forma livre o panorama do setor e perspectivas. O evento sempre proporciona também um bom acesso à mídia nacional e internacional, de forma que as posições defendidas pelo setor mineral podem ser propagadas à sociedade facilmente.


Qual a principal mensagem que o senhor poderia deixar para os participantes desta edição  da EXPOSIBRAM?


Venham participar de um dos maiores eventos da indústria mineral no mundo. Vamos mostrar à sociedade a força da mineração brasileira!

 

 

EXPOSIBRAM 2017: Inscrições abertas

15.7.2017


Estão abertas as inscrições para o 17º Congresso Brasileiro de Mineração, encontro realizado simultaneamente à Exposição Internacional de Mineração (EXPOSIBRAM). Promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o evento ocorrerá este ano, entre os dias 18 e 21 de setembro, em Belo Horizonte (MG).


As taxas de inscrição variam conforme categorias e prazos de pagamento. Associados e não associados ao IBRAM, professores ou estudantes universitários e profissionais seniores encontram melhores preços antecipando pagamento pela internet. É possível ainda efetuar inscrição pela web via cartão de crédito ou boleto bancário até 14 de setembro. Após essa data, só serão aceitos registros no local do evento.


O Congresso Brasileiro de Mineração reúne entre 1.500 e 2.000 congressistas a cada edição. A pauta das palestras leva em conta o contexto político e socioeconômico global, bem como as perspectivas dos negócios para as próximas décadas anunciadas pelas mineradoras. Para dinamizar os debates, o IBRAM estabelece uma programação que conta com palestras magnas, workshops, talk shows, entre outras.


O evento, que possui tradução simultânea em todas as sessões do Congresso, exceto nas palestras técnicas, receberá as principais lideranças nacionais e internacionais do setor mineral, além de autoridades dos governos federal, estaduais e municipais, comunidade acadêmica e sociedade civil.


Exposição Internacional de Mineração


Paralela ao Congresso, a EXPOSIBRAM contará com uma área de 15 mil m2 nos quais serão distribuídos diversos estandes de mineradoras com atuação mundial e de grandes fornecedores de produtos e serviços. Serão mostradas inovações tecnológicas, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral.


A feira se destaca como um centro de oportunidades já que muitas empresas organizam lançamentos de projetos, firmam parcerias, fecham negócios e estabelecem contatos, fortalecendo sua imagem nesse importante mercado. A expectativa é que, durante os quatro dias de exposição, mais de 50 mil pessoas visitem o local.

 

 

EXPOSIBRAM 2017: divulgue seus produtos e serviços na maior exposição de mineração da América

10.6.2017

 

Considerada uma das maiores exposições de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM conta com 13 mil m² de estandes, nos quais estão representadas as principais mineradoras com atuação global e grandes fornecedores de produtos e serviços

 

A cada dois anos a cidade de Belo Horizonte (MG) torna-se um grande centro de debates e palco de negócios sobre o setor mineral com a EXPOSIBRAM e o Congresso Brasileiro de Mineração. Organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), com o patrocínio de grandes empresas ligadas a mineração, a EXPOSIBRAM é atualmente a maior vitrine para empresas gerarem grandes negócios.

Em 2017 o evento entra em sua 17ª edição , a ser realizada entre os dias  18 a

21 de setembro no Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova ( EXPOMINAS).

Considerada uma das maiores exposições de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM conta com 13 mil m² de estandes, nos quais estão representadas as principais mineradoras com atuação global e grandes fornecedores de produtos e serviços. No espaço, serão apresentadas as principais novidades em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à Indústria Mineral, além de dados sobre investimentos e gestão. Não fique de fora deste mega evento.

 

Realizado em paralelo à Exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração é um grande revelador de tendências desse importante segmento produtivo e atrai  cerca de dois mil participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A pauta das palestras leva em conta o contexto político e socioeconômico global, bem como as perspectivas dos negócios para as próximas décadas anunciadas pelas mineradoras. Além disso, o congresso debate com as lideranças nacionais e internacionais os desafios e também as novas tendências de incremento da sustentabilidade social do setor mineral.

 

A expectativa é que durante os quatro dias de evento circulem cerca de 50 mil pessoas nos dois eventos.

 

Garante já seu espaço!  Associe sua marca a um dos mais importantes eventos de mineração do mundo. Conheça as formas de patrocínios e merchandising. Para mais informações www.exposibram.org.br.

 

 

 

IBRAM SEDE
SHIS QL.12 Conjundo 0(Zero) Casa 04 - Lago Sul - CEP: 71.630-205 - Brasilia/DF
Tel.: (61) 3364-7272 / (61) 3364-7200 - ibram@ibram.org.br

 

IBRAM-MG
Rua Alagoas, 1270, 10º andar- Funcionários - Belo Horizonte/MG
CEP: 30130-160 - Tel.: (31) 3223-6751

 

IBRAM-AMAZÔNIA
Travessa Rui Barbosa, 1536 - B. Nazaré-Belém/PA
CEP: 66035-220-Tel.: (91) 3230-4066 - Fax: (91) 3349-4106